História do voo livre
O homem-pássaro no Rio de Janeiro é destaque no jornal O Globo em 1974
No dia 13 de setembro de 1974, o jornal o Globo destacava em sua capa o voo do francês Stephane Duwoyer de Segonzac, que decolou com sua asa delta da encosta sudoeste do Cristo Redentor (Corcovado) e pousou no Jockey Clube.
Homenagem dos 50 anos de Voo Livre no Brasil nos 100 anos do Jornal O Globo
E 50 anos depois no aniversário de 100 anos do jornal O Globo, uma reportagem de capa homenageando os 50 anos de Voo Livre nos 100 anos do Jornal O Globo. Confira a matéria em arquivo .pdf em alta resolução neste link.
Os ancestrais do Voo Livre
"A história do voo livre no Brasil vem de longe e de muito tempo atrás, pois o sonho de voar sempre encantou o homem, desde a Grécia Antiga, com o personagem mitológico Ícaro, que melhor traduziu esse desejo! Ele e seu pai, Dédalo, fizeram suas asas com penas de...
O gênio italiano
"Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar." Leonardo da Vinci Ninguém conseguiria relatar o sentimento desta forma sem ter voado. (Márvio Machado) "Muito...
Quando o sonho vira realidade
Em 1951, o norte-americano Francis Rogallo registrou a patente das suas “asas flexíveis”, um novo tipo de suporte para o voo que ele já vinha testando dentro da sua própria casa, onde instalou enormes ventiladores! Mas foi somente em 1957, após os soviéticos terem...
Agora é pra valer!
"E foi assim que em 1963, na Austrália, o sonho de voar foi finalmente concretizado pelo homem! O seu precursor foi o engenheiro e inventor John Dickenson, que construiu uma asa delta não motorizada, cujas decolagens eram feitas com skis na água , abrindo as portas...
O Voo Livre no Brasil: quando o francês voou no Rio de Janeiro!
Faz quase 42 anos que o voo livre no Brasil passou a fazer parte dos nosso céus! Tudo começou em setembro de 1974, quando o piloto francês, Stephan Dunoyer de Segonzac, chegou ao Rio de Janeiro. O seu objetivo era difundir esse esporte, já praticado por ele em vários...
O encontro que mudou tudo: quando dois malucos resolvem voar por aí!
Em troca da utilização de um morro que ficava no seu terreno, que era perfeito para os voos iniciais, Luiz Cláudio Mattos, por total obra do acaso, teve algumas aulas com Stephan Dunoyer. O francês costumava dar cursos de 15 a 20 dias, mas acredite, com apenas três...
O voo livre no Brasil cresce, aparece e vence!
Depois do primeiro voo no país, mais adeptos do esporte foram surgindo. Um novo acesso para as decolagens teve que ser aberto, porque o da Pedra da Agulhinha era bem difícil. Primeiro foi a Rampa das Margaridas (obra de Luiz Cláudio!), que era um grande platô natural...