História do Voo Livre

Luis Claudio Mattos - Primeiro piloto de asa delta do Brasil

O encontro que mudou tudo: quando dois malucos resolvem voar por aí!

Em troca da utilização de um morro que ficava no seu terreno, que era perfeito para os voos iniciais, Luiz Cláudio Mattos, por total obra do acaso, teve algumas aulas com Stephan Dunoyer. O francês costumava dar cursos de 15 a 20 dias, mas acredite, com apenas três aulas teóricas e uma prática, quando decolou depois do “professor”, esse destemido carioca foi o primeiro piloto brasileiro a voar de asa delta! A decolagem foi no dia 7 setembro de 1974, da Pedra da Agulhinha, que fica em São Conrado e a 600 metros acima do nível do mar!

Não usando sequer um capacete de proteção e vestindo um cinto novo, que ainda não tinha sido regulado, Luiz Cláudio decolou e voou totalmente por instinto! O voo foi rápido, com alguns “bons” percalços e ele acabou pousando são e salvo no Gávea Golfe Clube, também em São Conrado!

Depois que Luiz Cláudio venceu o trauma inicial, a paixão pelo voo livre se instalou de vez! E então, com sua visão aventureira e empreendedora, ele passou a investir fundo na evolução do voo livre no Brasil! Ele ensinou a sua técnica para vários outros pilotos; organizou o primeiro campeonato desse novo esporte; e fundou a Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL)!

O “Pai” do Voo Livre no Brasil.

Ele foi o responsável, também, pela construção da rampa da cidade de Niterói, no estado do Rio; a de Sapiranga, no Rio Grande do Sul; e pela abertura de várias outras pelo país afora! Além disso, ele montou uma fábrica de asa delta no Rio de Janeiro, chamada Astral. Sua primeira asa delta, apelidada de Tereza Batista (apropriadíssimo) está exposta no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.”

Veja o documentário A Historia do voo livre produzido pelo canal off

História do voo livre no Canal Off

https://vimeopro.com/clearlightprod/ahistoriadovoolivre

fonte: https://www.dicasdeumacarioca.rio/voo-livre-no-brasil/

Outras notícias…

O gênio italiano

O gênio italiano

"Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para céu, pois lá você...

ler mais