Regras e Regulamentos
Pedimos aos pilotos que leiam com atenção os documentos a seguir.Normas para o voo em São Conrado
Documentação necessária para emissão de ticket para voo solo e voo duplo no CSCVL:
- VOO SOLO
– Certificado ANAC em dia;
– Habilitação CBVL em dia;
– Mensalidade CSCVL em dia (piloto local);
– Taxa de uso, diária (piloto turista);
– Carteira FAI em dia (piloto estrangeiro). - VOO DUPLO
– Certificado ANAC em dia;
– Habilitação CBVL em dia;
– Mensalidade CSCVL em dia (piloto local);
– Taxa de uso, diária (piloto turista);
– Carteira FAI (Tandem) em dia (piloto estrangeiro);
– Equipamentos homologados e checados para voo duplo.
– Apresentação de vistoria de oficina homologada ou de fábrica.
Para voos solos, a solicitação de ticket deverá ser feita pelo canal de atendimento da secretaria.
Telefone: (21) 99445-6265
Para voos duplos é necessário solicitação presencial, na sede do clube, no endereço abaixo:
Avenida Prefeito Mendes de Moraes, 1502, – São Conrado – RJ.
Para saber mais sobre as necessidades para ingressar no quadro de instrutores de São Conrado, favor consultar o Regimento Interno do CSCVL.
Estrangeiros deverão apresentar sua habilitação Internacional da FAI e pagar as contribuições vigentes.
De acordo com o Plano de Manejo do Parque Nacional da Floresta da Tijuca onde a rampa da Pedra Bonita está inserida, é necessário que a operação de voo atenda as necessidades deste plano no que diz respeito a preservação da área e condutas em geral.
Para atender a esta necessidade, o CSCVL poderá em conjunto com a CBVL, limitar o número de voos de pilotos não associados ao sítio de voo local, para que a rampa não atinja seu limite de operação.
Estes limites visam proporcionar ao visitante que viaja ao Rio de Janeiro para desfrutar do voo em um dos mais belos cartões postais do mundo, um acesso em harmonia com os associados locais e as regras específicas para operação na Rampa da Pedra Bonita.
Veja a seguir as informações passadas pelo presidente do CSCVL, Sr. Clínio Ferreira, sobre as documentações necessárias para a prática do voo livre
Como realizar seu voo no CSCVL
Pilotos não associados ao CSCVL, precisam pagar a taxa de uso das dependências do clube, o valor atual é R$ 50,00 por dia para pilotos de voo solo e de R$ 100,00 para pilotos de voo duplo.
É obrigatória a apresentação de carteira de piloto reconhecida pela FAI e em dia.
Foreign pilots - How to fly in Rio
For foreign pilots it is necessary to:
National qualifications issued by countries affiliated to FAI with FAI IPPI Card.
FAI international qualifications.
It is necessary To pay the fee for using the club’s facilities, the current value is R$50.00 per day. R$100.00 for tandem flight pilots.
Regras de segurança em voo
O que é necessários para voar em São Conrado
- Obrigatória a apresentação de carteira de piloto emitida por organização reconhecida e vinculada à FAI (Federação Aeronáutica Internacional).
- Obrigatória a utilização de equipamentos de segurança: Pára-quedas reserva e capacete.
- Equipamento de voo (Parapente / Asa-delta) homologado e em estado de utilização.
- Respeitar a autoridade dos fiscais de rampa e equipe de serviço.
- Não voar a frente da área de decolagem!
Respeitar as sinalizações de emergência:
- Fumaça laranja sinaliza incidente de voo com acionamento de helicoptero de serviço.
- Ao visualizar fumaça na cor laranja na decolagem, vá imediatamente para a área de pouso.
- Ao visualizar fumaça na cor laranja na área de pouso, vá imediatamente para o pouso na areia da praia, após o segundo quiosque.
Respeite as normas de voo!
Air Safety Rules
What is needed to fly in São Conrado
- Mandatory presentation of a pilot’s license issued by an organization recognizedand linked to the FAI (International Aeronautical Federation).
- Mandatory use of safety equipment: reserve parachute and helmet.
- Flight equipment (Paragliding / Hang-gliding) approved and in working order.
- Respect the authority of ramp inspectors and service personnel.
- Do not fly in front of the takeoff area!
Respect the emergency signs:
- Orange smoke signals a flight incident with the activation of a rescue helicopter.
- When viewing an orange smoke warning on takeoff, proceed immediately to the landing area.
- When viewing the orange smoke warning on the grass landing area, immediately go to the beach landing area, after the second kiosk
Respect the flight rules!