“Outra novidade que chegou ao país dois anos depois, também por causa de Luis Cláudio, foi o voo duplo, hoje chamado de voo de instrução! Depois de uma viagem aos Estados Unidos em 1976, onde estava acontecendo um campeonato de voo duplo, ele resolveu trazer essa novidade. E há anos essa tem sido uma fonte de renda para os que vivem do esporte, principalmente no Rio de Janeiro!”
No final dos anos 70 e nos anos 80, nunca ninguém chamou, a Praia, de São Conrado, era Praia do Pepino.
A medida que o esporte ia ganhando visibilidade surgiam as celebridades. Foi numa manhã, que me deparei com a apresentadora Gloria Maria, na curva, quase em frente a “Barraca da Iracy Barbosa“, conversando com Casemiro Klonowski e partindo para se lançar no primeiro voo duplo de sua vida.
Foi numa tarde quente, muito quente, põe quente nisso que vi a bela Maitê Proença se refrescar se jogando para o “infinito” com Casemiro.
Seria injusto não citar Kike, Ruy Marra e Eduardo Palermo (Campão), mas esses tem outras, muitas lembranças.
O Clube São Conrado de Voo Livre ( Lu Laghi ) é hoje a maior operação de Voo de Instrução do Mundo, com 140 Instrutores mais visitantes.
Os instrutores de São Conrado nas duas modalidades, em sua maioria, fazem parte da História do Voo Livre e aqueles que não fazem, são nossas estrelas em ascensão, fazem em média 4 voos duplos por dia, tendo condição 365 dias por ano, que os tornam os mais experientes do planeta no voo de Instrução.
Casemiro abriu essa porteira e PEGOU TODAS, para voar.