Prezados (as) Senhores (as) Associados (as)
Continuamos avançando na ALERJ e no Turismo Internacional.
Agradecimentos especiais aos nossos queridos amigos Gustavo Tutuca e Leonardo Botto.
RIO DE JANEIRO.
EM 1ª DISCUSSÃO.
PROJETO DE LEI Nº 6049/2022, DE AUTORIA DO DEPUTADO GUSTAVO TUTUCA, QUE DECLARA PATRIMÔNIO IMATERIAL DE INTERESSE TURISTICO, ESPORTIVO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE NATUREZA O AERODESPORTO.
PARECERES DAS COMISSÕES: DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, PELA CONSTITUCIONALIDADE, COM EMENDA; DE ESPORTE E LAZER, FAVORÁVEL; E DE TURISMO, FAVORÁVEL, COM A EMENDA DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.
RELATORES: DEPUTADOS VERÔNICA LIMA, CARLINHOS BNH E JÚLIO ROCHA.
ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro https://share.google/HUhBEzxy6A19eSuMs
O Aerodesporto agrega valores socioeconômicos e turísticos de extrema relevância para o Estado do Rio de Janeiro, fomentando a economia e impactando deveras positivamente na melhoria de condições de vida do nosso povo, principalmente em regiões mais pobres e menos desenvolvidas do Estado.
São Conrado, berço do Voo Livre no Brasil, uma das modalidades do Aerodesporto, traz talvez o melhor dos exemplos da importância do Esporte no desenvolvimento educacional, intelectual e econômico em áreas mais carentes. No bairro que contrasta condomínios de luxo e favelas como Rocinha e das Canoas, os jovens das favelas ao olhar para o céu veem asas deltas e parapentes colorindo o ar. Atraídos pelas Asas e Parapentes muitos destes jovens passam a frequentar os pontos de pouso, e começam desde jovens a aprender a carregar, montar e desmontar asas, fazer resgates, dobrar parapentes. Dali começam a conhecer o esporte, e, mais à frente, e com muito trabalho, começam também a praticar o esporte. E continuam, tornam-se instrutores, pilotos de voos duplos, aprendendo inglês, francês e espanhol para melhor se comunicar com os turistas estrangeiros. E em questão de tempo mudam a vida de suas famílias, ascendem economicamente, tirando a família da favela, viajam pelo Brasil e pelo mundo competindo, e melhorando a vida de muitos a sua volta.
Esta história acima é meramente pra contar que dos cerca de 140 atuais pilotos de voo duplo de São Conrado, quase a metade destes trilharam este caminho de crescimento pelo esporte. Da favela hoje são pilotos, aerodesportistas que ajudaram a fazer o voo duplo de asa delta ser premiado e reconhecido internacionalmente como a 3ª Melhor Experiência de Turismo de aventura do mundo, atrás apenas do passeio de Jet-Ski em Dubai e descida de Rafting do Rio Kaituna na Índia.
Atenciosamente,
Diretoria do Clube São Conrado de Voo Livre.


